Centros de Formação Marista

cf-topo

Pensando em ser Irmão? Conheça um pouco do processo:

Mais do que um lugar: uma nova experiência de vida

Fazemos parte de uma geração extremamente conectada com o mundo e com as pessoas. A internet redefiniu as fronteiras e hoje temos as mais diferentes oportunidades para desenvolver nossa vocação, nossa profissão, nosso chamado, nossas relações, nossa vida.

Os centros de formação marista também querem dar oportunidade aos que desejam viver em comunidade, desenvolver seus talentos, cultivar sua espiritualidade, se divertir, estudar sobre os mais variados assuntos e, quem sabe, fazer parte da família Marista como religioso Irmão.

Estar em uma casa de formação é algo normal e diferente ao mesmo tempo. Inspirados pelo Evangelho e por Marcelino Champagnat, nosso fundador, assumimos juntos a missão de se dedicar totalmente à juventude e aos ensinamentos de Cristo, nossa fonte e centro.

Conheça um pouco mais sobre o processo de formação abaixo e não exite em entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida!

Processo de desenvolvimento da vocação Marista

Animação Vocacional

Nessa etapa, acontecem os primeiros contatos, o processo de aproximação e de conhecimento mútuo do jovem vocacionado com o Irmão, animador vocacional, em torno do sentido e do projeto de vida e de felicidade, bem como do SER Marista.

Aspirantado

Etapa destinada aos jovens que desejam fazer experiência de vivência em comunidade para conhecer a vocação, a vida, a missão e as obras Maristas, geralmente após o Ensino Médio completo.

Pré-Postulado

Destinada aos jovens que passaram pelo processo de acompanhamento vocacional. É um tempo de aprofundamento do conhecimento de si e do discernimento sobre o chamado de Deus. Ampliam-se, nessa etapa, as informações e experiências de vivência comunitária, de oração, de vida Marista, de ação pastoral, ao mesmo tempo em que o jovem inicia o Curso de Teologia (1º. e 2º. Anos).

cf-prepostulado

Postulado

É a etapa em que o jovem dá um passo a mais no discernimento das motivações vocacionais e de preparação para o Noviciado, permitindo que perceba mais claramente suas qualidades, potencialidades e limites, em vista das rupturas e superações para abraçar a vocação Marista. Nessa etapa, o jovem conclui o Curso de Teologia (3º. e 4º. Anos).

Noviciado

Nessa etapa , o jovem recebe o nome de Irmão e dedica-se a aprofundar, clarificar e confirmar a autenticidade da sua vocação, isto é, comprovar que é chamado a ser Irmão Marista, do jeito de Maria e de São Marcelino Champagnat. Confirmando-se o chamado vocacional, o Noviço se consagra a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Três grandes objetivos marcam essa etapa que possui duração de dois anos: 1) intensificar a interiorização e o conhecimento de si para comprovar as motivações e aptidões, em vista do engajamento no Instituto Marista; 2) conhecer as Constituições e a espiritualidade marial, apostólica e de Marcelino; 3) aprofundar a relação com Deus para ser apóstolo e tornar Jesus Cristo conhecido e amado pelas crianças e jovens, identificando-se com Ele, por meio do cultivo do exercício da oração, da Eucaristia, da leitura espiritual, da inserção pastoral e comunitária; do acompanhamento do Irmão Mestre e seus colaboradores.

Escolasticado

Além de continuar o aprofundamento da consagração e do cultivo da espiritualidade, é tempo de formação e de preparação para a missão e ação apostólicas; de integração a uma comunidade Marista, de estudos acadêmicos, culminando com a profissão perpétua – consagração definitiva ao Instituto Marista.

cf-escolasticado